Grupos de Trabalhos (GT’s)
· GT 01 – Educação Inclusiva: Currículo, Formação e Trabalho Docente.
Compreende as relações que se produzem na escola com os
saberes dos sujeitos envolvidos no processo educativo, saberes produzidos em
outros espaços socioculturais, propiciando a (re)criação/(re)construção
de novas concepções e práticas curriculares. Incide na compreensão do currículo
como prática sócio-cultural e, nesse sentido, direciona-se também para a
formação inicial e continuada de professores e suas relações com as pessoas com
dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de
desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares,
relacionadas às condições, disfunções, limitações, deficiências, transtornos
globais do desenvolvimento e sintomas de hiperatividade, impulsividade e
atencionais, incluindo também, as altas habilidades.
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GT 02 – Educação, Políticas Públicas e Direitos Humanos.
Centra-se na avaliação de políticas públicas para a educação,
explora as relações existentes e possíveis entre políticas públicas e direitos
humanos; propõe debate sobre a história social e conceitual dos direitos
humanos, com ênfase em estudos voltados para a sua construção e suas
transformações na Contemporaneidade, observando como tais relações podem tanto
se dar em políticas públicas, especificamente voltadas para a promoção,
proteção ou reparação de direitos humanos, como em políticas públicas, que os
tangenciam.
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GT 03 – Educação na Contemporaneidade: Corpo, Sexualidade, Gênero,
Cultura, Arte, Religião, Relações Étnicas, Saúde e Movimentos Sociais.
Apresenta-se na dimensão cultural da educação, bem como a sua
valorização e transformação como um dos instrumentos possíveis para a garantia
de processos educativos formadores e práticas pedagógicas, as quais sejam
condizentes com as demandas inerentes na/para a educação contemporânea,
apontando subsídios para uma reflexão sobre o modelo de educação que está sendo
produzido, tendo em vista a história e a importância das lutas sociais para a
conquista de direitos e valorização de cada aspecto que contempla este eixo.
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GT 04 - Práticas Educacionais: aspectos psicopedagógicos, psicossociais
e psicológicos.
A educação como um campo vital para a promoção da saúde, construtora
de práticas voltadas para a interlocução com outras áreas de conhecimento, articulando
com outras competências uma ética de transformação social, indicando os
diversos ângulos de uma pluralidade de vozes e estilos que compõem o espaço
educacional.